Novidades

Os Especiais Roberto Carlos – parte 2

Home » Novidade » Os Especiais Roberto Carlos – parte 2

Você passeou pelas três primeiras décadas de Roberto Carlos Especial em nossa matéria anterior.
Fomos de 1974 até o final dos anos 90. Vamos agora entrar nos anos 2000, até chegarmos ao atual ano de 2018.

Especial Roberto Carlos chega aos anos 2000.

2000
2000*Músicas permeadas por depoimentos de Roberto Carlos sobre o amor. O especial, gravado no Projac, contou com uma plateia de 200 artistas e convidados.
* Um momento divertido desse especial foi assistir RC cantando um pot-pourri sobre carros e velocidade: “Eu sou terrível”, “O taxista”, “As curvas da estrada de Santos”, “120, 150, 200km por hora”, “Todas as manhãs”, “Caminhoneiro” e “Por isso eu corro demais”
* O momento religioso veio com duas belas e emocionantes canções “Nossa Senhora” e “Tu és a verdade Jesus”.
* Roberto Carlos terminou o especial com três músicas compostas especialmente para Maria Rita. A série começou com “O grude” (um do outro), seguida de “Eu te amo tanto”, canção gravada pela primeira vez em 1998 e “Amor sem limite”.

2001
2001* O especial de 2001 teve clima intimista e contou com os mesmos músicos convidados para a gravação do CD “Acústico”
*Roberto Carlos teve a companhia de convidados como o grupo vocal Communion, Milton Guedes na gaita, Samuel Rosa e Toni Beloto no violão.
*Clássicos como “Detalhes”, “Por isso corro demais” e “Além do horizonte” também desfilaram suas versões acústicas.
* O programa terminou no balanço da canção “Jesus Cristo”.

 

 

2002
2002* Com clipes gravados durante um show no Via Funchal em SP, o programa de 2002 ainda trouxe Roberto cantando “Como é grande o meu amor por você” para 300 mil pessoas, em um show no Aterro do Flamengo no RJ, em comemoração aos 90 anos do Bondinho do Pão de Açúcar.
*Em entrevista cedida à jornalista Gloria Maria, Roberto Carlos falou pela primeira vez que sofria de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) além de falar também sobre formas de amar, fé, como é seu dia a dia e sobre a música “Seres Humanos”.
*O especial terminou com o ele cantando Emoções, a pedido de Glória Maria.

2003
2003* Gravado no Maracanãzinho, durante todo o programa pudemos ver flashes feitos em estúdio, onde Roberto Carlos, sentado ao piano, conversou sobre vários assuntos.
* Com vários casais valsando, o cantor fez o papel do crooner no videoclipe da canção que deu nome ao álbum lançado naquele ano: “Pra sempre”.
* De volta ao show no Maracanãzinho, Roberto cantou “Força estranha”, “Como é grande o meu amor por você”, “Detalhes” e “Acróstico”.
* Em novo momento ao piano, em estúdio, falou sobre casamento, amor sem limites e os momentos felizes que já viveu.
 Apresentou a música “Todo mundo me pergunta” com a participação de Milton Guedes no sax.
* Seus convidados deste ano: Zeca Pagodinho, Erasmo Carlos.
* Ao som de “Jesus Cristo” encerrou sua apresentação.

2004 – 30 ANOS
2004* Roberto se arruma em seu camarim, acendendo o cachimbo, colocando anéis e pulseiras… 30 anos se passaram desde que essas cenas foram ao ar na noite de Natal de 1974. O Especial 2004 comemorava os 30 anos da parceria Roberto Carlos e Rede Globo.
* Seu filho, Dudu Braga, locutor de um programa de rádio, anuncia o final da música “Caminhoneiro” e avisa que já é hora do almoço. Roberto estaciona seu caminhão em um posto de beira de estrada e ao entrar encontra Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia) personagens do programa Carga Pesada. Os três conversam sobre vários assuntos, entre eles a importância de Chacrinha e Carlos Imperial na carreira do cantor.
*Erasmo Carlos, Wanderléa, Ivete Sangalo estiveram como convidados no programa.
*Ao final do show, acompanhado pelo coral Princesas de Petrópolis do Colégio São José, regido pelo maestro Leonardo Bruno, Roberto Carlos cantou “Natal Branco” (White Christmas) e Jesus Cristo

2005
2005*O show que foi base para este Especial foi realizado em São Paulo e teve como convidados  Claudia Leite e a dupla Chitãozinho e Xororó
* Foram apresentadas as músicas “Índia”, tema de Priscila Fantin na novela “Alma gêmea”, e ainda dois hits da época da Jovem Guarda, ambos autoria de Roberto e Erasmo, mas que nunca haviam sido gravados por ele: “A volta” e “Promessa”.
* Com a banda Jota Quest, RC cantou numa batida bem roqueira de “Além do horizonte”.
* Roberto Carlos distribuiu rosas aos presentes ao som de Jesus Cristo.
* O Especial 2005 chegou ao fim com Roberto contando a história sobre o surgimento da tradição de brindar. Tin Tin!

2006
2006* Roberto inicia o Especial 2006 falando do prazer e da expectativa desse encontro anual, fala de amor, duetos e das parcerias que dão sentido à vida de todos nós, inclusive a parceria do artista com seu público, quando vemos várias pessoas, dando seus depoimentos sobre essa parceria.
* No show realizado no  Rio de Janeiro, Roberto Carlos chama ao palco Marisa Monte, Jorge Benjor e a surpresa fica com o convidado MC Leozinho com quem Roberto Carlos canta o funk melody “Ela só pensa em beijar”.
* Mantendo-se no tema Duetos, Roberto Carlos traz para seu lado Erasmo Carlos e Wanderléa.
*O encerramento do programa se dá ao som de “Eu te amo tanto” e “Jesus Cristo”.

 

2007
2007*Gravação aberta à participação do público que lotou a Arena Multiuso, no Rio de Janeiro, local onde aconteceram os Jogos Pan-americanos.
*O público presente misturou-se às celebridades, como Reynaldo Gianecchini, Danielle Winits, Patrícia Pillar, Julia Lemmertz e Alexandre Borges, Betty Faria e muitos outros.
*Roberto Carlos usava calça jeans desbotada, camisa branca por fora da calça e um blazer branco, exibindo muita energia e alto astral.
* Com Gilberto Gil cantou ‘Eu sou terrível’, já com Alcione fez um diálogo musical: “Estranha loucura”, “Falando sério”, “Sufoco”,  “Além do horizonte”, “Meu ébano”, “Nega” e ainda contou com participação da atriz Camila Pitanga cantando “Outra vez” e “Como é grande o meu amor por você”.
* A banda Roupa Nova junto a Roberto Carlos anunciava o final do programa ao som de “A Paz”, versão do sucesso de Michael Jackson “Heal the world” contando ainda com a participação do coral Canarinhos de Petrópolis.
* “Luz Divina” marcou a entrega das rosas.

2008
2008
* O Especial teve como base o repertório musical dos quase 50 anos de carreira do cantor, que dividiu o palco pela primeira vez com Neguinho da Beija-Flor e a bateria da escola de samba de Nilópolis. Recebeu a cantora Rita Lee com quem cantou um pot-pourri, Caetano Veloso que além de subir ao palco e cantou participou em um clipe gravado anteriormente em estúdio e teve também a participação da dupla Zezé Di Camargo & Luciano.
*Pelo segundo ano consecutivo, o espetáculo foi realizado na Arena Multiuso, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
*O cantor encerrou seu programa com a canção “Jesus Cristo, após fazer votos de felicidade pelo Natal e pelo Ano Novo.

 

2009
2009* O Especial 2009 foi totalmente gravado durante um show no Ginásio do Ibirapuera / SP.
* Roberto apresentou pela primeira vez sua mais nova canção “A mulher que eu amo” tema de Helena, personagem principal da novela Viver a Vida.
* O cantor Daniel foi um dos convidados com quem cantou “Quando eu quero falar com Deus”e também a atriz Dira Paes que subiu ao palco para com RC cantarem “Cama e mesa”.
 Tivemos a participação da banda de forró Calcinha Preta . 
A última convidada da noite foi a cantora Ana Carolina.
*Para encerrar o espetáculo Roberto Carlos cantou “Como é grande o meu amor por você”, “É preciso saber viver” e “Jesus Cristo”.

 

2010
*O show de Roberto Carlos Especial da noite de Natal de 2010 foi uma grande festa, direto da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O cantor se apresentou para uma multidão de pelo menos 400 mil pessoas.
*Com cantora sertaneja Paula Fernandes fizeram um ping pong musical, hora ela cantando, hora ele. Já com Bruno e Marrone foi a vez de “Dormi na Praça. ExaltaSamba e RC animaram a todos com “Tá vendo aquela lua”, “Nega”e “Fugidinha” e “Além do horizonte”.
* Já a bateria da escola de samba Beija-Flor colocou todo mundo pra sambar com o samba enredo composto em homenagem  a Roberto Carlos.
*Para encerrar o espetáculo  “Noite feliz” com o coral de 200 crianças da Escola de Música da Rocinha e “Jesus Cristo” em ritmo de samba, junto com a bateria da Beija-Flor.

 

2011 – ROBERTO CARLOS EM JERUSALÉM

*A noite de Natal teve a apresentação do  Programa Roberto Carlos em Jerusalém.
*
O palco do show foi montado no Sultan’s Pool, que fica próximo ao Monte Sião e junto às muralhas da Cidade Velha de Jerusalém. Roberto Carlos apresentou suas músicas de maior sucesso, como “Emoções”, “Detalhes”, “Como Vai você”, entre outras, e ainda interpretou canções em italiano, inglês, hebraico e espanhol.
*Glória Maria foi a mestre de cerimônia do especial que mostrou também a visita do cantor a lugares sagrados, como a Basílica de Santo Sepulcro, o Jardim das Oliveiras, o Sítio Arqueológico Ha’Ofel, o Muro das Lamentações e o Monastério de São Jorge.

 

2012- REFLEXÕES
*O Especial “Reflexões” homenageou a cidade do Rio de Janeiro e sua mistura de ritmos.
*Os clássicos do cantor foram apresentados com novos arranjos em um palco cuja cenografia trazia o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e os Arcos da Lapa.
*Michel Teló, Seu Jorge,e Arlindo Cruz cantaram seus sucessos e músicas de Roberto Carlos.
* O DJ Meme também participou mostrando novas remixes de hits já conhecidos.
* As Empreguetes, personagens da trama Cheias de Charme, Cida (Isabelle Drummond), Rosário (Leandra Leal), Penha (Tais Araújo) e mais Chayane (Cláudia Abreu) e Socorro (Titina Medeiros) fizeram uma participação especial no show.
*Da novela Salve Jorge, Roberto cantou “Esse Cara Sou Eu” e o funk “Furdúncio”.

2013 – 40 ANOS
2013
*Roberto Carlos comemorou as quatro décadas de especiais com um show na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
*Convidados especiais abrilhantaram o espetáculo. Lulu Santos, Thiago Abravanel, Erasmo Carlos, Tatá Werneck,  Fátima Bernardes e o dueto com Anitta deu origem a um mashup divertido com as músicas “Prepara” e “Se você pensa”.
* Antes e depois de cada intervalo, atores e artistas da emissora falavam sobre Roberto Carlos, suas canções e sua importância para a música popular brasileira. Participaram desta homenagem Antonio Fagundes, Luciano Hulk, Regina Duarte, Isis Valverde, Tony Ramos, Giovanna Antonelli, Serginho Grosman e Jô Soares.

2014 – RC INTERNACIONAL
2014
*Este especial relembrou a trajetória internacional do cantor. Momentos marcantes em suas incursões pela Europa, Oriente Médio, América Latina e América do Norte foram mostrados, assim como as músicas inesquecíveis de cada época.
* Os convidados especiais que fizeram duetos neste programa foram: Alexandre Nero, Sophie Charlotte, Luan Santana e Alcione.
* Acompanhado pelo Coral da Central Globo de Produção, Roberto cantou  em hebraico e português, Yerushalayim Shel Zahav (Jerusalém de Ouro) e, logo após, uniu os meninos e meninas do Coro Infantil da Orquestra Sinfônica Brasileira e soltou a voz com Jesus Cristo.

2015 – DETALHES
2015
*Roberto Carlos Detalhes exibiu diferentes momentos da carreira do cantor. Gravado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, contou com participações especiais e teve, pela primeira vez, três bandas no palco. 
*A primeira parte foi dedicada à Jovem Guarda. Fez duetos com Paulo Ricardo, Carlinhos Brown, Rogério Flausino e Jota Quest, Wanderléa e Erasmo Carlos.
*A segunda parte do show teve a presença da mesma banda que gravou com RC em Abbey Road, Londres, o seu CD Primera Fila..

“Tive o privilégio de regravar algumas canções antigas com essa banda fantástica, que são novos amigos. Eles deram arranjos novos às músicas antigas, alguns até radicais”

* “Emoções” deu início à terceira parte do especial. Em seguida, o cantor dividiu o palco com Thiaguinho e depois com cantora Ludmilla.
*O último bloco do programa começou coma participação de Paulinho da Costa um dos maiores percussionistas do mundo. A noite foi encerrada com “Como é Grande o Meu Amor Por Você”, “Luz Divina” e “Jesus Cristo”.

2016 – SIMPLESMENTE ROBERTO CARLOS

* Em 2016, o especial de fim de ano ganhou o nome de Simplesmente Roberto Carlos. O programa, gravado nos Estúdios Globo, foi ao ar na sexta-feira dia 23 de dezembro com clima mais intimista.
* Muitos convidados, começando pela cantora mirim Rafa Gomes, finalista do The Voice Kids, cantando “Ben” com Roberto Carlos.
* Em seguida foi exibido o clipe da música Chegaste, um dueto com a cantora Jennifer Lopez, gravado em Los Angeles.
* Com Caetano Veloso e Gilberto Gil o trio cantou Coração Vagabundo, de Caetano, e Marina, de Dorival Caymmi.
* Roberto Carlos surpreendeu ao colocar no repertório Quero que Vá Tudo Para o Inferno.
* Também foram Zeca Pagodinho, Milton Guedes e Marisa Monte.

2017- ESSE CARA: ROBERTO CARLOS

* Exibido em 22 de dezembro, o programa trouxe o Rei cantando clássicos, hits atuais, como Despacito, e sucessos que não faziam parte do repertório há alguns anos.
Roberto abriu o programa cantando Força Estranha, de Caetano Veloso.
* O cantor recebeu a atriz Isis Valverde, com quem faz um dueto de Emoções e ele ainda cantou Sereia, música-tema de sua personagem Ritinha.
* Também estiveram no Especial, Tiago Iorc, as irmãs Simone & Simaria e Djavan.
* O sucesso Despacito foi interpretado, em espanhol, ao lado da compositora panamenha Erika Ender.

Ficamos agora com a expectativa para o Especial 2018, que será exibido dia 21/12.

Quer ver novamente como foram as primeiras décadas de Especiais?

Fonte: Memória Globo