Novidades

Parabéns, Roberto Carlos

Home » Novidade » Parabéns, Roberto Carlos
foto-niver1

No outono de 1941, no dia 19 de abril, nascia em Cachoeiro de Itapemirim, pequena cidade no interior do Espírito Santo, o quarto filho do Sr. Robertino Braga e Dona Laura Moreira Braga.

Naquele dia, Norma, Lauro e Carlos Alberto ganhavam mais um irmão, o caçula Roberto Carlos.
Seu Robertino era o relojoeiro da pacata cidade e Dona Laura, costureira.
A família Braga morava no bairro do Recanto, numa casa modesta no alto de uma ladeira.

“Zunga” foi o apelido que Roberto recebeu ainda na infância. Era uma criança alegre, que adorava descer de bicicleta a ladeira perto de sua casa, empinar pipa e jogar futebol. Acompanhado dos amigos, costumava banhar-se nas águas do Rio Itapemirim, onde, com o pai e os irmãos mais velhos, aprendeu a pescar. Com seis anos, Roberto foi matriculado no colégio de freiras Jesus Cristo Rei. Tempos depois, na Jovem Guarda, sua segunda professora do Cristo Rei, Irmã Fausta, lhe daria o medalhão que até hoje não tira do pescoço.

Zunga era uma criança calma e sonhadora, que passava horas ouvindo rádio, demonstrando muito interesse em música, aprendendo violão e piano, a princípio com sua mãe e, depois, no Conservatório Musical de Cachoeiro .

Ele gostava de cinema e era frequentador assíduo das matinês de domingo, divertia-se com as comédias e filmes de aventura e emocionava-se com os romances .
Sua verdadeira paixão, no entanto, era a música. Seu primeiro ídolo foi Bob Nelson, um artista brasileiro que vestia-se de caubói, cantava músicas “country” em português. Roberto gostava de cantar suas músicas.

Roberto Carlos tinha apenas nove anos quando sua mãe, dona Laura, lhe sugeriu cantar na Rádio Cachoeiro de Itapemirim, prefixo ZYL-9, no programa matinal infantil de Jair Teixeira, apresentando naquele dia por Marques da Silva. Na primeira vez em que se apresentou, cantou o bolero “Amor y más amor”, sucesso na voz de Fernando Borel. “Nunca fiquei tão nervoso na minha vida. As pernas tremiam. Eu pensava que isso fosse só uma força de expressão, porque até então não tinha sentido isso. Que coisa impressionante!” relembraria, anos depois.
Roberto continuou comparecendo ao auditório da rádio todos os domingos.

Dona Laura arrumava o filho com roupas feitas por ela mesma e Roberto Carlos cantava e impressionava a todos com sua afinação e talento natural para a música. Assim, ainda na infância, a paixão pela música já estava em seu coração. Seus pais gostariam que ele fosse médico, mas em nenhum momento deixaram de incentivar a vocação do filho.
Roberto, para a nossa alegria, escolheu a música.

2019

Este ano o aniversário de Roberto Carlos cairá em plena Semana Santa, mais precisamente na sexta feira da paixão. Como nosso cantor guarda essa data, não haverá celebração no palco, como ele gosta.

Resolvemos então relembrar momentos incríveis de algumas das comemorações pelo aniversário de Roberto Carlos. Embarque conosco nessa vigem pelo tempo.

Ao completar 50 anos,  a Rede Globo de Televisão fez uma matéria sobre sua vida para o Globo Repórter.
Vamos relembrar?

Não é de hoje que Roberto Carlos gosta, sempre que pode, de comemorar seu aniversário no palco.

Parabéns, Roberto Carlos
A foto acima é de 1994 e mostra Roberto Carlos cercado por sua banda que canta o “Parabéns para você” no palco do Geraldão em Recife!

Quando fez 60 anos o Vídeo Show prestou a seguinte homenagem:

Em 2012 o palco para a festa foi no Maracanãzinho / Rio de Janeiro.

O vídeo, gravado por uma fã, mostra um pouco da emoção que tomou conta do local.

Em 2013 a Arena do Grêmio, em Porto alegre, parecia pequena para tantos momentos especiais.
Veja aqui como foi.

Dia 19 e abril de 2014 caiu no Sábado de Aleluia, em plena Semana Santa, o que fez com que a comemoração tivesse um ar mais caseiro. Roberto acordou num belo sábado de sol e recebeu as homenagens dos fãs na Urca, bairro onde mora, no Rio de Janeiro.

Já em 2015 um super Show em São Paulo na nova Arena do Palmeiras (Allianz Parque) deixou fãs e o cantor emocionados com a comemoração de mais uma aniversário.

Em 2016 Roberto voltou à sua cidade natal,  Cachoeiro de Itapemirim, para comemorar seus 75 anos.
Ao ser perguntado sobre como se sentia respondeu:
“É uma alegria estar aqui em Cachoeiro. No dia do meu aniversário, a emoção é mais especial ainda. É difícil até de controlar um pouco, sabe? Não é complicado, mas é delicado”

Em 2017 Roberto passou a data em Portugal e a comemoração teve cobertura especial.

Parabéns, Roberto Carlos
©Caio Girardi

A comemoração de 2018, também foi no palco, dessa vez durante o Show em Belém e ao lado de amigos e familiares, e o primeiro pedaço de bolo foi pro irmão Carlinhos.

Parabéns, Roberto Carlos

Mas o público também teve vez e como não dava para servir bolo pra todo mundo, duas fãs foram premiadas em nome de todos:

Roberto Carlos realmente sabe comemorar o seu aniversário e com muitas festas de arromba!

Nós, da equipe do Site Oficial RC desejamos ao nosso cantor muita saúde e tudo que há de melhor.
Que as emoções continuem a se repetir por muitos e muitos anos.
Parabéns, Roberto!